sexta-feira, 6 de março de 2015

Raças de Gatos


Domesticado primeiramente no oriente médio, o gato doméstico é o resultado de uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. O entrecruzamento de diversas espécimes o tornou menor, e menos agressivo aos seres humanos.

O gato é um animal de tamanho pequeno a médio, em geral pesando entre 2,5 e 7 kg. Trata-se de um caçador por natureza, curioso, independente, porém sociável. Sua alimentação é essencialmente orientada ao consumo de carne, mas até mesmo os exemplares selvagens costumam complementar sua alimentação com folhas e outros elementos vegetais.

As características comportamentais dos gatos variam dependendo da raça, idade e sexo. Os gatos de pelagem curta tendem a ser mais magros e ativos fisicamente, enquanto os de pelo longo são, em geral, mais pesados.

O comportamento dos filhotes de gatos no entanto, pode variar de acordo com a ninhada e com a socialização. Considerados animais de cérebro bastante evoluído, os gatos são inteligentes, capazes de sentir emoções e de sofrer stress ou depreessão, da mesma forma que os seres humanos.

Raças de Gatos
Existem atualmente mais de 200 raças de gatos, distintas entre si pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, entre outras características.

O surgimento da maior parte das raças de gatos é relativamente recente. Algumas raças surgiram naturalmente, enquanto outras foram desenvolvidas através de cruzamentos planejados no intuito de promover um aprimoramento genético, ressaltando determinadas características físico-comportamentais. Enquanto os gatos da raça Munchkin devem ter as patas curtas, por exemplo, outros gatos como o Bengal devem apresentar característica oposta.

As raças de gatos apresentam uma grande variedade de cores e padrões e podem ser divididas em 3 categorias distintas: os de pelagem longa, os de pelo curto e os de pelagem rala. A cor dos olhos também pode estar relacionada a certas raças. Os Persas, por exemplo, costumam apresentar a íris da mesma cor da pelagem.

Para conhecer um pouco mais sobre as raças de gatos mais populares em todo o mundo, não deixe de visitar os links listados abaixo. Confira as raças de gatos abaixo e conheça as particularidades de cada uma das diferentes raças desse misterioso e cativante animal.

Abissínio
Apesar da raça Abissínio ter sido desenvolvida na Grã-Bretanha, as pesquisas genéticas sugerem que sua origem esteja na costa do Oceano Índico.

História da raça 
Apesar da verdadeira origem do gato Abissínio estar cercada de incertezas, assim como tantas outras raças de gatos, esta é uma das mais antigas raças felinas. É provável que essa raça seja originária da região da antiga Abissínia, hoje Etiópia, razão para o nome da raça.

Gatos com a pelagem semelhante a do Abissínio podem ser encontrados em diversos lugares da África, Európa e também na Ásia, no entanto, antigas lendas sugerem que a raça pode ter nascido no Egito, às margens do Rio Nilo. A lenda conta que Ramsés II, que foi o terceiro Faraó da 19ª dinastia egípcia, teria levado ao Egito um grupo de gatos ofertados pelo rei da Abissínia. Esse grupo de felinos teria então dado origem à raça.

O primeiro gato Abissínio foi levado da Etiópia para a Grã-Bretanha ao final do século 19 e exibido em Londres no ano de 1871. A nova raça foi oficialmente reconhecida na Inglaterra no ano de 1882 e, através de cruzamentos seletivos com o Brittish Shorthair para o aprimoramento genético, o tipo do Abissínio moderno começou a ser fixado.

A raça foi reconhecida na América somente no início do século 20, quando foi criado o Abissinian Cat Club, porém a raça sofreu um grande revés na segunda metade do século devido principalmente as duas grandes guerras e a epidemia de leucemia felina que ocorreu nos anos de 1960. Nesse período, o gato Abissínio quase desapareceu, mas após esses períodos difíceis a raça voltou a ser uma das mais conhecidas e apreciadas raças de pelo curto.

Descrição e aparência 
A raça Abissínio apresenta uma cabeça grande, ligeiramente em forma de cunha. Tem as orelhas relativamente grandes e pontudas. Os olhos tem formato amendoado, com coloração que incluem o ouro, o verde, avelã ou cobre. A cauda da raça é bastante longa, grossa na base e mais afilada na ponta.

O gato Abissínio é extrovertido, muito ágil, independente e explorador. Trata-se de uma raça de tamanho médio, de corpo forte e ágil, com pernas longas. É um gato tímido, porém muito ativo, brincalhão e inteligente. Aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.

A pelagem do gato Abissínio tem um comprimento médio, é densa e sedosa ao toque. A marcação da pelagem, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem "rajada". As cores mais comuns para a pelagem do gato Abissínio é avermelhada, chocolate, canela, azul, castanho, lilás e vermelho.

Comportamento do gato Abissínio
O gato Abissínio necessita de exercício, pode viver em grandes espaços ou até mesmo em lugares menores, desde que possa exercitar-se com regularidade. Gosta e precisa da atenção e da proximidade de seus donos e familiares. Gatos Abissínios que não se exercitam adequadamente ou que passam muito tempo sem companhia, podem ficar deprimidos.

O gato Abissínio é conhecido por seu caráter curioso e tipicamente investigador. É considerado um grande caçador, adora brincar e jogar com seus donos, sendo capaz até mesmo de aprender truques e brincar de bola durante horas seguidas. Caso precise permanecer muito tempo em ambientes menores, é extremamente recomendável que possa interagir e brincar com outros gatos, pessoas e até mesmo com outros animais. É considerado um bom companheiro para outros gatos e outros animais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário