terça-feira, 22 de setembro de 2015

Leishmaniose mata! Você sabe como proteger seu cãozinho?




A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença transmitida por um inseto e causada por um protozoário que afeta o sistema imunológico dos cães. Seus efeitos são devastadores, podendo levar à morte, além de ser uma zoonose (doença que pode contaminar seres humanos). A Leishmaniose não tem cura, portanto a prevenção é a melhor medida.
O Brasil enfrenta o desafio de conter o avanço de uma zoonose de grande importância para a saúde pública - a Leishmaniose Visceral (LV). Causada por um protozoário e transmitida ao cão e ao homem pela picada de um mosquito, a LV é fatal para os cães (o Ministério da Saúde recomenda a eutanásia dos cães infectados) e no homem pode causar uma série de alterações nos rins, fígado, baço e medula óssea.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90% dos casos ocorrem no Brasil, onde, em média, 3.800 pessoas são infectadas e mais de 200 morrem anualmente.
O Brasil é o país do continente americano com o maior número de casos da doença.

Existem repelentes eficazes para evitar que o 'mosquito-palha' transmita a doença ao seu cão

Quebrar o ciclo desta doença é um desafio para todos nós: é uma zoonose que afeta cães e humanos. Nos cães esta doença é fatal e até o momento o tratamento é questionado. Não existe uma maneira 100% eficaz nem fórmula mágica, mas observando alguns cuidados simples você pode evitar o problema.
Existem alternativas para controlar o ataque do ‘mosquito palha’.  Uma delas é através do uso de repelentes, da mesma forma que usamos para evitar outras moscas. E, dentre essas alternativas, a mais simples e eficaz é a Scalibor®, que é uma coleira que funciona como repelente no cão. A Scalibor® é uma fita de material parecido a borracha que fica presa no pescoço do animal; não aperta ou incomoda e deve ser usada de forma contínua.
A deltametrina, substância química componente da coleira é liberada no pelo e pele do cão de forma gradual, onde irá ter a sua função repelente. A Scalibor® não tem cheiro e seu efeito dura por quatro meses e de quebra, auxilia no controle de pulgas e carrapatos. Sua eficácia foi comprovada em mais de 30 estudos científicos e, por isso, recomendada mundialmente pelos principais especialistas da área. Além de proteger seu cachorro, estudos comprovam que seu uso consistente também reduz o risco de transmissão da leishmaniose a seres humanos.
Você encontra a Scalibor® em qualquer pet shop.
E lembre-se que: “A orientação do médico-veterinário é fundamental para o correto uso dos medicamentos”

Novas gargantilhas para nossos amadinhos...vejam que graça...♥♥♥







































♥amor♥amor♥